BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quando os sonhos se acabam e o coração se parte.

Quando os sonhos se acabam e o coração se parte,fica um vazio enorme e uma dor que dilacera a alma.Meu mundo hoje esta sem cor e não sei como vou enfrentar a vida de hoje em diante.Sei que vcs amigos não estão entendendo do que falo,mas um dia entenderão.
Quando a dor for algo distante e uma breve lembrança, ainda assim saberei que o que perdi ficará para sempre como um vazio em minha vida.Meu amor está de luto.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Selinho



Recebido de Ana Paula Ruggini Zarpelon do blog alfabetização consciente.



Recebido da amiga Alexandra do blog
http://copiadonadacriadocip.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


Recados e Imagens - Pensamentos - Orkut

Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.com

Brincando e escrevendo,lendo e sonhando...





Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreiras de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam.(Paulo freire,2002)

Primeira semana de aula






terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PROJETO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA (LIED) –

ESCOLA MUNICIPAL WANDA GOMES SOARES

PROFESSORA ROSE SANTOS MONTEIRO

PERÍODO: MARÇO A DEZEMBRO DE 2009

PROJETO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA (LIED) –

Amigo computador: Abrindo horizontes para um mundo em

constante mudança.

1- OBJETIVOS:

Gerais:
Dinamizar a utilização do laboratório de informática como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem, dando suporte aos projetos pedagógicos de nossa escola no ensino fundamental e com alunos portadores de necessidades especiais.


Apresentar a informática como um recurso que pode e deve ser incorporado na prática educativa.


Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.


Desenvolver ações para a inclusão digital e social da comunidade escolar.

Específicos:
Sensibilizar os professores e alunos quanto à importância da informática para o desenvolvimento das habilidades de leitura,produção e interpretação de textos diversos e resolução de problemas matemáticos envolvendo conhecimento lógico

Proporcionar aos alunos a oportunidade de utilizar os recursos tecnológicos, em especial a internet, com o ambiente de pesquisa, para desenvolver o gosto pela leitura e as habilidades de escrita e interpretação de textos.


Contribuir positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos alunos e professores.


Sensibilizar os educadores quanto à importância da capacitação dos professores para atuarem com a informática na educação.


Desenvolver, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia na busca de resoluções de problemas.


Aguçar o sentido de necessidade do trabalho cooperativo entre 'alunos e alunos', 'professores e professores', 'professores e alunos'.


Colaborar com os professores quanto ao uso dos recursos de acessibilidade e outros programas que o computador oferece para auxílio de alunos portadores de necessidades especiais.

2-JUSTIFICATIVA:

Desde o início dos tempos, o homem vem buscado formas de otimizar e facilitar sua vida, inventando instrumentos para seu melhor viver. Neste contexto, a tecnologia vem se expandindo ocupando espaços cada vez maiores no cotidiano das pessoas. A escola, como um organismo vivo não poderia ficar fora desse movimento; não é permitido a nós, educadores, deixarmos à margem desse processo, aqueles cuja educação está sob nossa responsabilidade. Há de entender que os alunos, ao se envolverem com o computador, terão possibilidade de um maior desenvolvimento intelectual e mais capacidade criativa, em função da multiplicidade de recursos que lhes são oferecidos de forma prazerosa. Mas, nossa maior responsabilidade é agregar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno das novas tecnologias, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem caminhar nesse novo mundo.À medida que forem fazendo descobertas, ir-se-ão estimulando, cada vez mais, na busca de novos conhecimentos, já que terão no computador uma fonte inesgotável de saber.. A utilização da informática educativa vem em resposta a necessidade de mudanças e reestruturações pedagógicas. Essa nova tecnologia educacional entra em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais que indicam como um dos objetivos que os alunos sejam capazes de "saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos". Sammya Feitosa em seu livro Informática na Educação - Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade, capítulo 4, nos fala que os benefícios que podem vir do uso desta nova ferramenta educacional são muitos, entre eles o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, a cooperação, da concentração e das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento.
Pensando neste contexto e no fato de que o Laboratório de Informática de nossa escola necessita estar sendo utilizado por professores e alunos este projeto procura romper com as dificuldades existentes na utilização deste espaço, para que se torne um ambiente inovador e colaborador do processo ensino-aprendizagem e inclusão digital.

3-METODOLOGIA

*Inicialmente, exploração dirigida para conhecimento do computador e seus periféricos.

*Jogos para dominarem o uso do mouse.

*Desenhos, no Paint, refletindo conteúdos trabalhados nos projetos da escola, com possibilidade de futura exposição.

*Criar e atualizar sempre o blog da escola, colocando trabalhos, projetos e outras atividades de interesse da comunidade escolar.

*Atividades diversas envolvendo a leitura, interpretação e produção de textos.

*Confecção de livros digitais com textos e desenhos feitos pelos alunos.

*Elaboração, pelos alunos, de problemas matemáticos a serem digitados no Word e resolvidos pelos colegas.

Reuniões no Laboratório de Informática
* Reuniões no LIED (laboratório de Informática Educativa, primeiramente com uma mensagem de boas vindas eletrônica, leitura do informativo sobre políticas para o uso do laboratório e seus equipamentos.

* Utilizar o espaço do LIED para abrir ou pontuar reuniões pedagógicas durante o ano letivo. Neste momento serão empregados os diversos recursos que a informática oferece, podendo ser uma mensagem no power point, digitação das conclusões do grupo, elaboração de tabelas e gráficos de aproveitamento da turma.

Diagnóstico da realidade dos professores frente à Informática Educativa.
* Os professores deverão preencher um questionário sobre a formação, tempo de utilização, dificuldades na atividade, conhecimentos de informática e o que sentem em relação à informática para que sejam definidas estratégias para auxiliá-los na utilização do laboratório.

Elaboração da política de uso do Laboratório direcionada aos alunos.

Oficinas no LIED
*Durante o ano letivo serão oferecidas aos docentes oficinas de vivências sobre esta nova tecnologia, para que possam refletir e encontrar meios de incorporá-la a sua aula como uma ferramenta pedagógica.


*Durante todo ano letivo serão expostos cartazes com a divulgação dos projetos desenvolvidos pela escola e seus produtos.

Composição de uma equipe de alunos monitores:
*Composição de uma equipe de alunos monitores para atuarem no LIED junto com a professora de informática.

Instalações de softwares educativos:
Os softwares poderão ser adquiridos;
*mediante pesquisa de softwares livres, que são gratuitos, pela internet.
*de acordo com a metodologia da escola a seleção ou indicação do quadro docente.
*compra do software pela escola.

Manutenção preventiva do Laboratório de Informática Educativa
*A manutenção deverá ser gerenciada pela professora responsável pelo LIED e alguns alunos monitores que diz respeito à atualização do banco de dados, atualização e verificação de antivírus, execução do scandisk e desfragmentador de disco, organização de pastas e trabalhos dos alunos no windows explore, eliminação de coockies e arquivos temporários, bem como outros procedimentos que possam ser indicados pela escola.


*Abertura do Laboratório nos 2 turnos para uso como atividade extraclasse.

Aplicação do relatório de avaliação da aula trabalhada no LIED:
*Ao término da aula no LIED o professora deverá preencher uma ficha de avaliação dos resultados observados, do comportamento do aluno mediante esta nova tecnologia, ganhos e dificuldades sentidas pelo grupo, bem como apontar sugestões que poderiam melhorar a prática da informática educativa na escola.

4- RECURSOS NECESSÁRIOS

Recursos humanos:
Professora de informática. Professora da turma
Alunos Monitores nas turmas mais avançadas.

Recursos materiais:
*Computadores para que possa atender grupo de no máximo 3 alunos durante as aulas.
*Gravador de CD.
*Televisão ligada ao computador.
*Softwares e programas educativos.
*Scanner.
*Disquete.
*Impressora matricial para que os trabalhos dos alunos sejam impressos à um custo menor para a escola.
*Livros relacionados à prática da informática educativa para que os professores possam estar se atualizando.
*Máquina fotográfica digital para fotografar as atividades realizadas na escola e para passagem destas fotos para sites e blogs desenvolvidos.

5-AVALIAÇÂO
Avaliação do LIED durante o desenvolvimento dos projetos:
*Após cada projeto desenvolvido com o apoio do LIED o professor deverá preencher uma avaliação colocando suas observações feitas durante o trabalho, como dificuldades encontradas, posturas dos alunos, habilidades desenvolvidas,etc.

Ao final do projeto será realizada uma reunião com a participação dos professores, direção e demais profissionais envolvidos neste processo para avaliação dos relatórios produzidos durante o ano letivo, e resultados das metas definidas neste projeto.

6-REFERÊNCIAS·

Tajra Sannya Feitosa - Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade, Ed. Erica - 2000.

Sancho, Juana M., para uma tecnologia educacional; Trad. Beatriz Affonso Neves Art. Méd., 1998.

Tecnologia Educacional: política, histórias e propostas - organizado por Edith Litwin - Ed. Art. Méd., 1997.

Informática e Formação de Professores volume 1 e 2, Maria Elizabeth de Almeida, Ministério da educação Secretaria de educação a Distância.

Parâmetros Curriculares Nacional: Língua Portuguesa/ Secretaria de educação Fundamental - Brasília.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


Se é praticando que se aprende a nadar,
Se é praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando também que se aprende a ler e a escrever.
Vamos praticar para aprender
E aprender para praticar melhor” (Paulo Freire)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Os olhos expressivos de uma criança curiosa

Recados e Imagens - Crianças - Orkut


Ótima dinâmica

Dinâmica do Pirulito para a 1ª reunião de pais

Dinâmica: "Auxílio mútuo"

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida

Material: Pirulito para cada participante.

Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre, para trás e não poderá ser usada. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Quando a maioria conseguir (se a estiver demorando demais deixe que abram usando a mão esquerda) dê a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, mão esquerda atrás, direita segurando o pirulito e esticado sem poder dobrá-lo, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser o pirulito que lhe foi oferecido.

Para completar leia a mensagem:

As colheres de cabo comprido

Conta uma lenda que Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno.

Foram primeiro ao inferno.

Ao abrirem uma porta, o homem viu uma sala em cujo centro havia um caldeirão de substanciosa sopa e à sua Volta estavam sentadas pessoas famintas e desesperadas.

Cada uma delas segurava uma colher, porém de cabo muito comprido, que lhes possibilitava alcançar o caldeirão, mas não permitia que colocassem a sopa na própria boca. O sofrimento era Grande.

Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu.

Entraram em uma sala idêntica à primeira: havia o mesmo caldeirão, as pessoas em Volta e as colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam saciados. Não havia fome, nem sofrimento.

'Eu não compreendo', disse o homem a Deus, 'por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala morrem de aflição, se é tudo igual?'

Deus sorriu e respondeu:

'Você não percebeu? É Porque aqui eles aprenderam a Dar comida uns aos outros.'

Moral:

Temos três situações que merecem profunda reflexão:

1. Egoísmo: as pessoas no 'inferno' estavam altamente preocupadas com a sua própria fome, impedindo que se pensasse em alternativas para equacionar a situação;

2. Criatividade: como todos estavam querendo se safar da situação caótica que se encontravam, não tiveram a iniciativa de buscar alternativas que pudessem resolver o problema;

3. Equipe: se tivesse havido o espírito solidário e ajuda mútua, a situação teria sido rapidamente resolvida.

Conclusão:

Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras.

· O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso.

· Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados.

Isso vale para qualquer área de sua vida, especialmente a profissional.

E, lembre sempre:

A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.

Abra a discussão sobre o quanto é importante a participação e apoio dos pais nas atividades escolares e só unindo forças é que conseguiremos o sucesso dos alunos/filhos.


Recebido do grupo"sugestão de atividade escolar"