BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Doze maneiras simples de tornar difícil a aprendizagem da leitura (Artigo publicado em l’Éducacion, 22 de maio de 1980):


Doze maneiras simples de tornar difícil a aprendizagem da leitura
(Artigo publicado em l’Éducacion, 22 de maio de 1980):
1. Estabeleça como meta o domínio precoce das regras de leitura.
2. Cuide bem para que a fonética seja aprendida e utilizada.
3. Ensine as letras ou as palavras, uma a uma, certifi cando-se
de que cada letra ou palavra foi assimilada antes de passar
para a seguinte.
4. Defi na, como objetivo principal, uma leitura palavra-porpalavra
perfeita.
5. Não deixe as crianças adivinharem; pelo contrário, exija que
elas leiam com atenção.
6. Procure evitar, de todas as maneiras, que as crianças errem.
7. Dê um feedback imediato.
8. Detecte e corrija os movimentos incorretos dos olhos.
9. Identifi que os eventuais disléxicos e trate-os o mais cedo
possível.
10. Esforce-se para que as crianças apreendam a importância da
leitura e a gravidade do fracasso.
11. Aproveite as aulas de leitura para melhorar a ortografi a e
a expressão escrita; insista também em que os alunos falem a
melhor língua possível.
12. Se o método utilizado não lhe satisfi zer, tente outro. Esteja
sempre alerta, para achar material novo e técnicas novas.
(FOUCAMBERT, 1994, p. 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.