Brasil, 2007
Gênero: animação
Duração: 80 minutos
Classificação: livre
Site Oficial:
FICHA TÉCNICA
Direção: Maurício de Souza
Roteiro: Didi Oliveira, Flávio de Souza e Emerson Bernardo de Abreu,
baseado em argumento de Airon Barreto de Lacerda, Manoel Barreto de
Lacerda e Elisabeth Mendes
Produção: Diler Trindade
Música: Márcio Araújo e Danilo Adriano
Direção de Arte: Sílvio Ribeiro
Edição: João Paulo Carvalho e Rafael Gomes
ELENCO
Rodrigo Andreatto Franjinha (voz)
Marli Bortoletto Mônica (voz)
Paulo Cavalcante Cascão (voz)
Elza Gonçalves Magali (voz)
Maria Angélica Santos Cebolinha (voz)
Maurício de Sousa Bidu e Pai da Mônica (voz)
Bianca Rinaldi Cabeleira Negra (voz)
Um filme divertido e inteligente onde a turminha viaja pelas diferentes épocas da existência do
homem para tentar salvar o mundo.
Além da qualidade técnica da produção, cenário, enredo e música, o bom humor que caracteriza os
quadrinhos está presente nos diálogos espertos e afiados.
Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali rompem a barreira do tempo não só na tela mas também na
platéia, fazendo gerações retornarem à infância com suas divertidas aventuras.
SINOPSE
Franjinha tem a idéia de criar uma máquina do tempo. Mas a chegada de Mônica, Cebolinha, Cascão e
Magali ao laboratório faz com que os quatro elementos fundamentais – água, fogo, terra e ar – que
controlavam a experiência caíssem dentro do portal. Agora a turma tem de recuperá-los. Caso contrário
os relógios irão parar e o mundo irá congelar no espaço.
Cada personagem é mandado para um tempo na história desde a pré história do Piteco, ao mundo
indígena do Papa-Capim, passando por quando a turminha era ainda bebê até o universo futurista do
Astronauta. Todos vão a busca dos quatro elementos conhecendo muitos personagens interessantes,
engraçados ou mesmo assustadores!
A TURMINHA
Mônica (1963)
É conhecida pelos meninos do Bairro do Limoeiro como "dona da rua". Possui um coelhinho de pelúcia
chamado Sansão, que usa para bater em seus amiguinhos quando eles a xingam ou fazem planos contra
ela. Mônica tem um perfil antagônico: embora forçuda, ranzinza e irritadiça, morre de medo de bichos
como lagartas, lesmas e minhocas.
Cebolinha (1960)
É esperto, brincalhão e adora atazanar a Mônica. Tem como marcas registradas apenas cinco fios de
cabelo e um problema na fala: troca o "R" intervocálico por "L". Está sempre preparando "planos
infalíveis" para tentar tirar da Mônica o título de "dona da rua" ou roubar seu coelhinho de pelúcia,
Sansão, origem de sua força sobre-humana. No entanto, sempre acaba recebendo merecidas coelhadas
no final. No início da carreira de Mauricio, em tirinhas do jornal Folha da Manhã, Cebolinha era o
personagem principal.
Cascão (1961)
Devido ao seu medo irracional da água, até onde se sabe, nunca tomou banho na vida. Originalmente,
era apenas fissurado por lixo, mas aos poucos foi desenvolvendo uma personalidade brincalhona e
criativa que recicla objetos velhos para fazer brinquedos. É sempre chantageado pelo Cebolinha, seu
melhor amigo, para participar dos chamados “planos infalíveis”.
Magali (1963)
Menina doce, meiga e singela, mas de imensa fome. Tem vontade de comer tudo o que vê. Foi criada
baseada também em uma outra filha homônima de Mauricio - também chamada Magali - e que tinha
por aptidão comer uma melancia inteira. Além da gulodice, Magali tem um lado sensível, meigo e
poético.
Franjinha (1959)
O menino-cientista da turma, sua criação foi inspirada no próprio Mauricio quando este tinha dez anos.
Está sempre fazendo experiências em seu laboratório e faz muitos inventos.
OS VILÕES DA HISTÓRIA
Cabeleira Negra
Mulher ambiciosa, muito bonita e inteligente, lidera os seres interplanetários em sua busca de novos
tesouros. Ela rouba o Elemento Ar que se encontrava na nave do Astronauta.
Dente de Ouro
É um bandeirante que ao achar o Elemento Água resolve secar toda a floresta para poder garimpar seu
ouro com mais facilidade. Com isso, todos os índios, plantas e animais ficam a beira da morte pela fala
d’água.
Deus do Fogo
Uma figura apaixonada e cruel que, em poder do Elemento Fogo, ameaça incendiar a Aldeia de Lem
caso Thuga, seu amor, não se entregasse a ele.
A Turminha quando era bebê
Ninguém podia imaginar que a própria Turma da Mônica pudesse causar tanta confusão ainda tão
pequenos! De posse ao Elemento Terra, Mônica não o larga por nada!
O INÍCIO
Maurício de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores
do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes,
criou histórias sobre outros personagens, como Cebolinha e Cascão. Mas foi em 1963 que surgiu a
personagem que mudaria sua vida, Mônica.
As tiras de jornal e páginas do tipo tablóide semanais, invadiram dezenas de publicações por 10 anos.
Em 1970, a revista Mônica foi publicada, com tiragem de 200 mil revistas. Dois anos depois, foi lançada
Cebolinha e em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho, entre outras.
CURIOSIDADES
▪ O filme recebeu uma indicação ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Filme de Animação
e foi exibido em toda a América Latina.
▪ Os personagens foram construídos e exibidos em 2D enquanto o cenário em 3D. Desta forma, ao
mesmo tempo em que respeita a imagem dos personagens dos quadrinhos também é trabalhada
produções digitais de alta qualidade gerando um contraste bastante interessante nas imagens do filme.
TRABALHANDO O FILME EM SALA DE AULA
Indicado para trabalhar com alunos do Ensino Fundamental I o filme traz questões voltadas para todas
as áreas do conhecimento.
Orientações prévias
Os recursos audiovisuais, pela facilidade de acesso e pelo interesse que despertam nas crianças, podem
ser utilizados em várias atividades interdisciplinares.
Ao selecionar o filme, não se esqueça de:
▪ avisar previamente aos alunos que após o filme ser exibido, ele se transformará em um outro tipo de
texto.
▪ explorar a sinopse que acompanha o filme (fita de vídeo ou DVD). Ler e explorar com os alunos, críticas
de jornal ou revista sobre o filme. Fazer com que eles explicitem as expectativas que criaram a partir do
que foi lido.
▪ depois da exibição do filme, pedir aos alunos que façam um resumo oral, dizendo se suas expectativas
se confirmaram ou não e se eles gostaram do filme e por quê.
▪ sugerir aos alunos uma pesquisa sobre as personagens apresentadas no filme e sobre seu criador.
Atividades para o Ensino Fundamental I
CIÊNCIAS
1. Pensando na temática do filme, fazer os alunos refletirem sobre alguns aspectos ambientais de vital
importância para o nosso Planeta, o Homem e outros seres que nele habitam. Vale a pena relembrar aos
alunos a viagem de cada personagem:
Mônica: elemento a ser recuperado, fogo.
Cascão: elemento a ser recuperado, água.
Cebolinha: elemento a ser recuperado, ar.
Magali: elemento a ser recuperado, terra.
Ao finalizar essa retrospectiva oral do filme, o professor poderá montar quatro grupos para discutir e
pesquisar a importância e o estado atual de cada elemento. Estes grupos apresentarão esse estudo e
após estas pequenas apresentações, os alunos preencherão um grande quadro a fim de refletir sobre a
realidade atual do meio ambiente.
Sugestões:
Fogo: importância, sua utilização no passado e no presente.
Água: importância, onde é utilizada, como está sendo usada atualmente.
Ar: importância, qual a qualidade do nosso ar, como cuidar.
Terra: importância, como está sendo utilizada
2. Trabalhar com as crianças as paisagens nos diferentes tempos. Pedir para os alunos observarem em
cada época visitada pelos nossos heróis como eram as paisagens.
A partir daí, propor a criação de um grande painel com desenhos feitos pelos alunos demonstrando
como era a paisagem de cada época visitada. A seguir, observar o mural e conversar a respeito do que
mudou e o que permaneceu em cada paisagem.
Links de apoio
Brasil: Ambiente e Preservação
Índios do Brasil
Dinossauros: Ciência Hoje das Crianças
HISTÓRIA
1. No filme, a história da Magali nos mostra que voltar ao tempo pode ser um grande aprendizado.
Ela tem a chance de se ver bem pequena e perceber que sempre comeu muito.
e que tudo que é demais não é bom.
Será que se nós também pudéssemos voltar no tempo e nos olharmos não seria um bom aprendizado?
Seria uma boa oportunidade de nos conhecermos mais?
Discutir em classe quais as propostas de mudanças de cada uma das personagens. Por que o Cascão diz
que vai parar de reclamar quando cair uma chuva bem grande? E a Mônica, no que se propõe mudar? E
a Magali, e o Cebolinha?
A partir daqui, pedir aos alunos que montem uma linha do tempo da sua vida, destacando momentos e
atitudes que transformaram o seu modo de ser.
PORTUGUÊS
1. Ao final do filme existe uma música que pode ser cantada pelos alunos. Dar a letra às crianças para
fazer um jogral cantado.
“A vida é um relógio que bate seguindo o tempo do coração.
E sua vida não pára, é vento, é brisa, às vezes furacão.
Olhe o tempo, pegue o tempo, vire o tempo, mude o tempo,
Faça o tempo bom pra viver.
Toda hora, todo dia, toda vida, toda história tem o tempo que tem que ter.
Olha o tempo que vai,
Olha o tempo que vem
A nossa aventura do tempo chegou”.
Perguntar aos alunos se eles conhecem outras músicas que falem sobre o tempo.
Se não conhecerem, pedir para que pesquisem e apresentem aos colegas músicas, poemas ou trava
línguas que falem sobre o tempo.
A partir daí, discutir a importância de registrar e marcar o tempo. Aspectos que podem ser abordados:
datas, horários, duração de um evento, idade cronológica.
2. O filme Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo pode ser utilizado para desenvolver em grupo os
seguintes gêneros textuais.
Sinopse
História em quadrinhos
Conto
Dramatização.
Chame atenção dos alunos para os elementos que formam cada gênero e oriente-os no planejamento e
na realização da atividade. Eles podem seguir o planejamento proposto:
Sinopse: informar o título do filme, o cenário e a personagem principal; apresentar um resumo do
enredo; indicar a faixa etária a que se destina, estimular o leitor a assistir ao filme, por meio de
argumentos relacionados a sua produção: desempenho dos personagens,trilha sonora, efeitos especiais
etc. As sinopses poderão fazer parte de um mural ou jornal escolar, depois de lidos e comentados.
História em quadrinhos: decidir o número de quadros que a história vai ter e ilustrar as cenas,
formando uma seqüência de acontecimentos com princípio, meio e fim; caracterizar cenários e
personagens, utilizar balões diferentes para indicar frio, choro, pensamento, onomatopéia, dúvida,
surpresa, perigo, fogo, susto, grito, raiva, censura, cochicho, fala, idéia entre outros.
Conto: criar um narrador, que pode ser uma das personagens ou pode apenas contar os fatos, sem
participar da história; caracterizar as personagens e o cenário; informar a época em que a história se
passa; fazer uma história que apresente uma macroestrutura coesa e coerente.
Dramatização: escrever uma pequena história que atenda as exigências próprias desse gênero textual.
O professor trará livros que exemplifiquem o gênero e sirvam de modelo ao aluno. O grupo deve
escolher o local mais adequado para apresentar e construir o ambiente das cenas. O grupo também
pode orientar os atores sobre o tipo de vestes e adereços que devem usar. Podem trazer peças de
vestuário e enfeites de casa ou até mesmo confeccioná-los com materiais adequados. Os alunos
poderão pesquisar melodias, sons e ruídos que serão executados durante a apresentação.
ARTES PLÁSTICAS
1. Logo no começo do filme, o Cebolinha tenta mais um plano infalível contra a Mônica que, como
sempre, não dá certo! Mesmo assim, sendo uma criança muito empenhada e criativa, o Cebolinha
desenha todo seu plano como se fosse uma história em quadrinhos.
Pedir para os alunos fazerem como o Cebolinha: criar um plano infalível e o desenhá-lo em quadrinhos.
Utilize papel sulfite A3 e lápis grafite 6B, orientando para que as crianças explorem as diferentes
tonalidades de cinza oferecidas pelo lápis.
No final, montar um painel com as histórias criadas pelos alunos. Discutir com os alunos como foi o
processo vivido por eles: o que foi fácil, o que for difícil.
2. O filme é feito com paisagens em 3D e os personagens em 2D. A diferença fundamental entre essas
duas imagens é a noção de profundidade. Imagem em 2D são aquelas que exibem duas dimensões,
sendo compostas pela largura e comprimento. Já uma imagem em 3D nos dá a ilusão de profundidade,
se parecendo com uma fotografia.
Pesquisar com as crianças em revistas, imagens fotográficas de ambientes como praia, parques,
interiores de casa, vistas panorâmicas e etc. Trabalhar em cima das imagens encontradas, comentandoas
e evidenciando a noção de perspectiva. Depois as crianças deverão criar personagens, recortá-los e
colá-los no cenário por ela pesquisado.
De preferência escolher materiais que acentuem o contraste entre o cenário e os personagens. Não
esquecer que esta é uma atividade de criação onde podem ser explorados os mais diversos tipos de
cenários/paisagens e personagens.
Links de apoio:
Uma questão importante abordada é a amizade e o respeito entre as pessoas. Apesar de diferentes,
todos são amigos.
Pedir para os alunos citar as principais características dos personagens – suas habilidades e suas
dificuldades. Em seguida, promover uma discussão sobre os personagens, destacando suas semelhanças
e diferenças.
Introduzir na discussão o fato de que mesmo sem visão, Dorinha foi capaz de ajudar o Franjinha e Luca
foi super importante para salvar o Cebolinha e o Cascão, apesar de estar em cadeira de rodas.
A seguir, pedir para os alunos citarem as suas habilidades e as suas dificuldades e como essas
características interferem no relacionamento do grupo/classe.
Links de apoio:
Portal da turma da Mônica
Fonte:Site TELA BRASIL
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